Dicas

Revise seu veículo após suas férias

Fim de férias, hora de revisão

O bom motorista sabe que a manutenção preventiva do carro é fundamental para que problemas com o veículo não atrapalhem os planos das férias. Entretanto, e depois da volta para casa? Uma boa revisão depois de viagens pode evitar gastos extras e dores de cabeça. Além de levar o carro para manutenções periódicas, cuja frequência varia de acordo com o modelo (essa informação consta no manual do veículo), o proprietário deve ficar atento a problemas que podem ser causados por fatores externos.

Os principais itens que devem ser verificados nesse tipo de revisão são os freios, a parte mecânica, velas, filtros de ar, esticadores de correias, sistemas de ignição e alimentação. “Quando o carro que habitualmente é usado na cidade vai para uma área rural ou de muita maresia, pode haver problemas com o filtro de ar, que pode ficar entupido, e com a correia dentada, por exemplo

Além disso, principalmente após viagens longas, é importante levar o carro a um mecânico de confiança. “Alguns itens precisam ser revisados após uma quilometragem rodada mais alta, mas outros se desgastam mais rápido e podem ficar danificados após as viagens, quando o carro normalmente anda mais.

Os carros que ficam parados durante todas as férias também precisam de cuidados específicos, já que os líquidos (combustível, óleo e água do radiador) envelhecem e podem prejudicar alguns mecanismos. A gasolina, por exemplo, pode perder algumas de suas características químicas e entupir bicos injetores. Os pneus devem ser cuidadosamente calibrados e os dutos do ar condicionado devem ser limpos, já que pode haver acúmulo de sujeira devido à umidade.

Radiador D'agua

O radiador é a peça do sistema de arrefecimento que trabalha para manter a temperatura ideal do motor. Não é recomendável nem necessário fazer nenhuma manutenção periódica no radiador. Sua substituição deve ser realizada somente em caso de vazamento.
Funções do aditivo do radiador:
Impedir o congelamento e evitar a fervura do líquido de arrefecimento.
Lubrificar o eixo de acionamento da bomba d'água.
Prevenir corrosão nas partes metálicas do sistema.
O sistema de arrefecimento do carro não se resume somente ao radiador. É composto por três peças importantes que comandam a refrigeração do motor, são elas: a válvula termostática, o termo-interruptor e o sensor de temperatura. Estes componentes possuem uma vida útil . Deve-se, então, realizar a drenagem e limpeza do sistema, assim como a reposição do líquido ou solução (aditivo).

Filtro de combustível

O filtro de combustível de um veículo tem a importante missão de filtrar as impurezas do combustível para não danificar os componentes da injeção eletrônica do motor , partículas de sujeira como poeira, ferrugem e resíduos, e nos carros antigos provenientes do tanque de combustível ou do armazenamento no posto de abastecimento, são prejudiciais e podem causar avarias sérias ao conjunto.
Mais uma vez, a manutenção preventiva vai garantir o funcionamento perfeito do motor e do sistema de alimentação, ou seja, trocar o filtro no prazo determinado pela montadora assegura que o veículo rode com maior desempenho, conforto e segurança, além da menor emissão de poluentes, menor consumo de combustível e redução de desgaste dos componentes internos do motor.
Sintomas de problema no filtro de combustível
• Falha no funcionamento do motor
• Marcha lenta irregular (oscilante)
• Falhas de aceleração
• Lâmpada de advertência no painel do condutor (mistura pobre).

Kit correia dentada

A troca da correia dentada é mais barata antes de deixar quebrar.
Está tudo em excelente: motor redondo, silencioso, consumo, até tudo parar de vez. Na tentativa de trazê-lo funcionar, o condutor percebe que o motor gira mas não há ignição. Ao deparar com o problema pode levar qualquer pessoa stress: o estrago que iniciou apenas na correia dentada quebrada pode chegar ao empenamento das válvulas, quebra de pistões, ou a até mesmo a destruição completa do cabeçote. Até que hoje em dia, a correia da distribuição (ou correia do comando de válvulas ) deixou de ser um pesadelo os novos materiais de sua fabricação permitem chegar a uma durabilidade acima de 60 mil km sem preocupação. Na utilização convencional do veículo, isso significa 20 mil km ao ano, três anos sem esquentar a cabeça. É um componente que requer uma troca periódica recomendada pelo fabricante. Não pode deixar de ser feita a função da correia dentada é sincronizar o movimento, de forma que as válvulas se abram e fechem no momento certo de cada fase do motor (admissão, compressão, ignição e escapamento). A maioria dos motores modernos usa correia feita de uma liga de borracha, metal e polímeros, mas é comum a corrente de metal no lugar da correia de borracha. A vantagem da corrente é uma durabilidade muito maior, tão grande quanto a do motor, é para esquecer que existe a corrente de comando. A regulagem é feita por meio de tensores hidráulicos, também não há manutenção.Consultar manual de manutenção de seu veiculo.

Filtro de ar

Sua principal função é filtrar impurezas presentes na atmosfera como pólen, fuligem e partículas de sujeiras, que poderiam eventualmente ou a longo prazo causar danos ao motor, além de proporcionar explosões menos consistentes.
Sua aplicação se dá em qualquer tipo de motor a explosão ou aparelhos de admissão de ar, aplicando-se por tanto também em equipamentos como compressores, condicionadores de ar, geradores e sendo por isso utilizado em aeronáutica, embarcações e trens.
O filtro de ar influencia diretamente no desempenho e potência do motor bem como sua durabilidade, pois é ele responsável pela aquisição de uma das misturas para o motor (ar), se o filtro tiver dificuldade para proporcionar uma quantidade necessária devido ao acúmulo de impurezas após longo período de uso, o motor trabalhará com menor desempenho e consumirá mais, porém se o filtro liberar demasiadamente a quantidade de ar, o motor trabalhará com explosões fracas de mistura.1 Um filtro de ar de qualidade é capaz de reter partículas extremamente pequenas, de até diâmetro de vinte mícrons ou menos.
Deve ser efetuar a troca do elemento regularmente, em automóveis a frequência varia de acordo com o motor e a recomendação do fabricante, normalmente de oito a quinze mil quilômetros em atividade normal, podendo esse número cair em condições de uso, como trilhas, ambiente muito empoeirados ou arenosos.2 O elemento do filtro de ar é um componente relativamente barato, mas pode ser o responsável por danos de alto custo ao motor pela negligência de sua substituição dentro das especificações indicadas pelo fabricante.


Notícias

Sistema de Freios

A função principal de frear um automóvel está sobre o freio, um sistema que precisa estar sempre com a manutenção em dia para poder funcionar e trazer segurança ao motorista e passageiros e que depende de muitos componentes


O sistema de freio suporta todo o peso do veículo e as forças que atuam sobre ele, do tipo aceleração lateral, desaceleração e os esforços de frenagem. Este sistema também é o responsável por gerar muito calor como conseqüência do atrito. As peças de acionamento e controle precisam ser fabricadas com excelentes materiais para que o freio desempenhe seu papel na segurança.
O pedal de freio é considerado a primeira peça do sistema, e faz parte do processo de acionamento , ou seja, é no pedal que o motorista vai pressionar para ativar o freio. O pedal é preso por um eixo que está fixado na parede de fogo e estrutura do carro, logo acima dos pés do motorista. O pedal é fabricado de metal, possui algumas pedaleiras, em geral de borracha, onde o motorista calça o pé para aplicar a força. Neste mesmo eixo ainda estão os pedais de acionamento do acelerador e embreagem.

Sistema de Freios

Depois do pedal de freio encontramos o servo freio que recebe o movimento do pedal através de uma haste de ligação. O servo freio é um componente que tem o papel de servir, auxiliar ao motorista na força de freio aplicada ao sistema. Por meio de uma mangueira o motor está ligado ao servo freio ou “hidrovácuo”, o motor cria uma sucção de ar no sistema, o servo freio fica com um vácuo interno, em duas câmaras divididas por uma membrana. Quando o motorista aplica força no pedal a haste acaba abrindo passagem do ar em um lado. O outro lado continua ligado ao motor, dessa maneira, a haste que está ligada a membrana acaba sendo empurrada para frente e o servo freio realiza a sua função de auxiliar na força de frenagem.

Sistema de Freios

A haste continua indo pra frente e o próximo componente a receber o movimento do pedal e servo freio é o “cilindro mestre”. O cilindro mestre é um recipiente em forma de cilindro que conta com um reservatório ligado a parte superior. Dentro do cilindro mestre encontramos um ou dois pistões que recebem o movimento de componentes anteriores e geram pressão no fluido dentro do sistema. O fluido de freio também pode ser considerado um componente, um dos principais, pois é o fluido que transfere movimento e força até as rodas. O fluido percorre dentro das tubulações rígidas, de uma liga de aço e cobre. A tubulação leva o fluido até as rodas, como as rodas se movimentam de um lado para o outro e para cima e para baixo é necessário a utilização de uma tubulação de borracha perto das rodas, chamada de “flexível”.

Sistema de Freios

Depois dos flexíveis encontramos a parte de atuação do sistema, os componentes que vão atuar, como a aplicação da pastilha no disco, fazendo o automóvel reduzir a velocidade.
A pinça de freio é um atuador do sistema que equipa praticamente 90% da frota atual de veículos automotores. Os outros 10% restam para os veículos mais antigos e a linha pesada. Alguns automóveis, principalmente os mais novos, top de linha ou esportivos, oferecem opções de pinça para as rodas traseiras. A pinça de freio é tecnicamente conhecida como Punho ou cavalete. É um cilindro atuador que recebe movimento do fluido e atua sobre um pistão, gerando força para fechar as pastilhas de freio no disco.
A pastilha e o disco são componentes de contato do sistema de freio. São as pastilhas que tocam a pista do disco de freio, gerando atrito e fazendo com que a roda e conseqüentemente, o veículo, perca velocidade.

Sistema de Freios

Discos de freio

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